sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Manifesto da Ciência Aberta

Manifesto da Ciência Aberta: Rumo a uma ciência aberta e inclusiva para o bem-estar social e ambiental
O manifesto foi elaborado pela Rede de Ciência Aberta e Colaborativa para o Desenvolvimento (OCSDNet), uma comunidade de pesquisa formada por doze equipes de pesquisadores da América Latina, África, Oriente Médio e Ásia.
O manifesto descreve 7 princípios que constituem uma ciência mais aberta e inclusiva em desenvolvimento. Assim, o Open Science:
Princípio 1: Promover o conhecimento como um bem comum. Ele permite uma herança comum de conhecimento na qual cada indivíduo tem os meios para decidir como governar e gerenciar seus conhecimentos para atender às suas necessidades.
Princípio 2: Integrar diferentes tradições científicas e formas de conhecer. Reconhece a justiça cognitiva, a necessidade de vários entendimentos de conhecimento para coexistir na produção científica.
Princípio 3: Abordar o papel do poder e da desigualdade na produção e distribuição do conhecimento. Praticar a abertura abordando as formas em que contexto, poder e desigualdade condicionam a pesquisa científica.
Princípio 4: Criar oportunidades de participação em todas as etapas do processo de pesquisa. Defende o direito de cada indivíduo à pesquisa e permite diferentes formas de participação em todas as etapas do processo de pesquisa.
Princípio 5: Incentivar a colaboração eqüitativa entre cientistas e atores sociais. Promove a colaboração equitativa entre cientistas e atores sociais e cultiva a co-criação e a inovação social na sociedade.
Princípio 6: Encorajar o desenho de mecanismos inclusivos de informação e comunicação . Ele incentiva infraestruturas inclusivas que capacitam pessoas de todas as habilidades a aproveitar e usar tecnologias de código aberto acessíveis.
Princípio 7: Melhorar o bem-estar da nossa sociedade e do nosso planeta . Esforça-se por usar o conhecimento como um caminho para o desenvolvimento sustentável, equipando cada indivíduo para melhorar o bem-estar de nossa sociedade e do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário