sexta-feira, 17 de agosto de 2018

má conduta por parte de colaboradores científicos

Você pode ser responsável por má conduta por parte de colaboradores científicos?
Se você não cometeu má conduta ao pesquisar e sim outra pessoa, então a culpa é dela. Certo? Não. O que antes parecia evidente quando o assunto era má conduta na pesquisa científica não é assim tão claro.
Uma recente decisão, relatada pelo Retraction Watch, mostra que esse assunto ainda é bem nebuloso. O caso relatado é do pesquisador Christian Kreipke, da Wayne State. Ele foi proibido por cinco anos de receber financiamento federal por má conduta, que segundo o advogado de defesa, foi realizada por outro cientista colaborador.
Segundo a notícia, o prof. Kreipke coordenava um laboratório grande, onde muitos pesquisadores atuavam, não sendo possível ele validar todos os dados de todos os pesquisadores atuantes. Normalmente uma prática até aqui no Brasil, onde “confiamos” que o colega pesquisador (seja em exatas, biológicas e, até em humanas e sociais) não falsearia os dados de pesquisa. Pois foi o que aconteceu em certo dia com o referido pesquisador. Ele foi informado que uma investigação foi iniciada por falsificação de dados em publicações e que era o responsável pela má conduta de quem fez isso, sendo demitido.
Saiba como essa história se desenrolou em: https://retractionwatch.com/…/are-you-liable-for-misconduc…/
#QualidadeEditorial . #RevistaObservatorio #Opaje5anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário