https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&cad=rja&uact=8&ved=0CEYQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.revistas.usp.br%2Frevusp%2Farticle%2Fdownload%2F13584%2F15402&ei=hc-dU83xNqPQsQTAs4CACQ&usg=AFQjCNGXFNm4KuUZ4XLqe9zWH0ZNdAq20w&sig2=t59Q03mRCkEsWsLtCXj_eg&bvm=bv.68911936,d.cWc
PAULA D. MELCOP
é assessora vinculada à
Academia Brasileira de
Ciências.
Escrever sobre financiamento à pesquisa
no Brasil é um imenso desafio, pois as
análises ideológicas excedem, em muito, as
informações factuais. Este artigo pretende
contribuir para a transição entre o debate
discursivo e as análises críticas de dados.
Compete às universidades de pesquisa e
às academias papel central nessa transição
uma vez que, ao menos em tese, essas instituições podem
fornecer contribuições sobre fi nanciamento à pesquisa e
implicações sociais que tenham, como ponto de partida,
realidades objetivas. A obtenção de dados sobre fi nancia-
mento à pesquisa no Brasil não é um assunto trivial, até nas
instituições que as apresentam publicamente. Os problemas
surgem quando se pretende investigar, por exemplo, as
contribuições públicas e privadas investidas em pesquisa
numa universidade, desagregadas por unidade ou por área
do conhecimento, ou quando se comparam fontes dife-
rentes dos mesmos dados. O Brasil vem construindo uma
matriz de fi nanciamento bem diferenciada e é premente a
construção de um observatório de fi nanciamento à pes-
quisa no qual os dados possam ser validados, integrados
e compartilhados para estudo, análise e formulação de
políticas públicas. Destarte se deve reconhecer que exis-
tem poucos países no mundo onde as informações sobre
fi nanciamento à pesquisa são, ao mesmo tempo, confi áveis,
consistentes e públicas. No Brasil, como em muitos outros
países, a pesquisa se realiza, sobretudo, nas universidades.
Assim, particularizando, apresentamos alguns dados sobre
fi nanciamento à pesquisa na Universidade de São Paulo,
instituição que, na visão de alguns autores, tem o potencial
de se transformar numa universidade de classe mundial 1 . A
partir desse exemplo assinalamos, fi nalmente, a importância
das universidades de classe mundial no país.
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