http://www.anped.org.br/news/entrevista-com-lara-carlette-thiengo-tese-de-doutorado-universidades-de-classe-mundial-e-o
Essa Ideologia da excelência manifesta-se a partir: a) da
construção de símbolos de identificação positiva e da adoção de um
referencial de padrão partilhado (o ‘selo’ da excelência); b) da
utilização de representações parciais como se fossem de interesse geral;
c) da recorrência de narrativas que buscam ratificar a importância da
universidade de excelência (‘os casos de sucesso’); d) da sustentação de
relações de dominação por meio de sua negação ou ofuscação; e) da
segmentação dos indivíduos em grupos, a partir de argumentos
meritocráticos f) da diferenciação da educação superior, embora nominada
como diversificação; g) do ocultamento do caráter sócio-histórico das
ações, ao pretender fazer com que estas iniciativas, apesar de seu
caráter transitório, sejam apresentadas como permanentes, necessárias e
‘salvadoras’; h) da compreensão da ciência e, especialmente, da inovação
como solucionadoras dos problemas sociais, mascarando as relações
capital-trabalho.
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